1º Seminário de valorização da família

Fernando

Descrição do evento

1º Seminário de Valorização da Família:
 
Família e Desenvolvimento Social
 
Data: 21 de outubro de 2015
 
Local: Auditório Nereu Ramos, Anexo II, Câmara dos Deputados.
 
Realização: 
Comissão de Seguridade Social e Família – Câmara dos Deputados
Apoio: 
CNEF – Confederação Nacional das Entidades de Família
The Family Watch – Instituto Internacional de Estudos sobre a Família
ADEF – Associação de Desenvolvimento da Família
 
Requerentes: Dep. Diego Garcia, Dep. Alan Rick, Dep. Conceição Sampaio, Dep. Alexandre Serfiotis e Dep. Roney Nemer
 
Programação:
 
8h30min – Credenciamento e inscrições presenciais
 
9h00min – Abertura
 
• Deputado Antonio Brito – Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família
• Deputado Diego Garcia – Vice-Presidente da Frente Parlamentar em defesa da vida e da família
• Deputado Alan Rick – Presidente da Frente Parlamentar em defesa da vida e da família
• Deputada Conceição Sampaio
• Deputado Alexandre Serfiotis
• Deputado Roney Nemer
 
 
 
9h30 – 1ª Mesa: Ações para o empoderamento da família: atuação da sociedade civil
 
Coordenadora: Deputada Keiko Ota
 
Participantes:
 
• Sr. Bruno Baranda Ferrán – Ex-ministro de Desenvolvimento Social do Chile
• Sr. Ignacio Sócias – Diretor de Relações Internacionais do Instituto The Family Watch
• Sr. Paulo Tominaga – Diretor de Relações Institucionais da CNEF
 
 
 
11h – 2ª Mesa: Família, sociedade e Estado: princípio da subsidiariedade
 
Coordenador: Deputado Evandro Gussi
 
Participantes:
 
• Dr. Diogo José Paredes Leite Campos, Doutor em Direito (Universidade de Coimbra), Docteur d’État en Droit (Universidade de Paris II) e Doutor em Economia – Politicas Económicas e Sociais (Universidade de Paris IX), Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra (ap.) e da Universidade Autónoma de Lisboa
• Dra. Joana D’Arc Alves Barbosa de Mello, Subsecretaria para Justiça e Cidadania da Secretaria de Justiça do Distrito Federal
• Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, Subprocurador Geral da República
 
 
 
Intervalo para almoço
 
 
14h – 3ª Mesa: A família como protagonista para o desenvolvimento social
 
Coordenador: Deputado Diego Garcia
 
Participantes:
 
• Dr. Ives Gandra da Silva Martins, advogado, Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie.
• Dra. Miriã Alves Ramos de Alcântara, Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, professora do Instituto Federal da Bahia – IFBA e professora da Universidade Católica do Salvador – UCSAL.
 
 
 
16h – 4ª Mesa: Cultura e Sociedade: desafios e perspectivas
 
Coordenador: Deputado Alan Rick
 
Participantes:
 
• Dr. Gilberto Haddad Jabur, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Presidente da Cátedra da Família da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
• Dr. Hubert Jean-François Cormier, Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília – UnB.
 
 
 
18h – Mesa de Encerramento

hand-308374_1280

Currículo dos Palestrantes:

BRUNO BARANDA FERRÁN
Ex-ministro de Desenvolvimento Social do Chile até março de 2014, participou da definição de políticas públicas e coordenação de serviços para diminuição da pobreza, atender aos povos indígenas, idosos, pessoas com deficiências e juventude. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Diego Portales, atualmente atua como presidente da União Social de Empresários e Executivos cristãs (USECUNIAPAC) do Chile, presidente da ONG La Voz e é vice-presidente da Fundação para idosos AMANOZ Juan Carlos Kantor. Além disso, também participa de outros diretórios e associações comerciais e fundações que visam ajudar os indivíduos e as famílias que se encontram em situação de pobreza. Foi vereador pela cidade de Santiago, secretário-geral do partido Renovação Nacional, Secretário do Trabalho do Governo do Chile.

DIOGO LEITE CAMPOS
Advogado, Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra e da Universidade Autónoma de Lisboa. Doutor em Direito (Universidade de Coimbra), Docteur d’État en Droit (Universidade de Paris II) e Doutor em Economia – Políticas Económicas e Sociais (Universidade de Paris IX). Foi Administrador do Banco de Portugal, Presidente do Conselho Consultivo da CMVM, Presidente da Comissão que elaborou a Lei Geral Tributária em Portugal. Autor ou co-autor de diversos ante-projectos de lei sobre Direito fiscal, comercial e financeiro. Autor de mais de duzentas obras sobre temas de Direito Fiscal, Direito Civil e Direito Comercial, publicadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, República Checa, Rússia, Brasil, Argentina, México, Canadá, etc. Membro da lista de árbitros do CAAD, tendo sido árbitro em diversos tribunais coletivos, nomeadamente do Centro de Arbitragem da Associação Comercial de Lisboa.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia). Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e da PUC-Paraná, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal). Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO – SP; Fundador e Presidente Honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS.

IGNACIO SÓCIAS
Diretor de Relações Internacionais do Instituto de Estudos sobre a Família – The Family Watch. Diretor de comunicações e relações internacionais do IFFD (Federação Internacional para o desenvolvimento da família). O IFFD é uma organização composta de centros de orientação familiar presente em 66 países dos cinco continentes, atendendo mais de 50.000 pessoas por ano. Possui status de orgão consultivo da ONU no Comitê Econômico e Social. O The Family Watch é um “think tank” que, a partir da análise da realidade social da familia, e a tendo uma perspectiva interdisciplinar, se dedica a elaboração de estudos, propostas e iniciativas, para que a família seja melhor conhecida, e receba o tratamento e atenção adequados de acordo com as funções de que desenvole na sociedade. É membro do Conselho Editorial da revista Familia y Cultura e foi diretor do XVIII Congresso Internacional da Familia ‘Family, School of Human Rights’. Participou das três edições do Foro Europeo de Demografía organizado pela União Europeia, da Conferência sobre as mudanças demográficas na Hungría, a Conferência, o Fórum global da Família, a Conferência de Doha, a Conferência sobre Políticas de Família (Estambul, 2014). Por ocasião do XX Aniversário do Ano Internacional da Familia, participou de eventos organizados em 29 países com mais de três mil legisladores, acadêmicos e representantes da sociedade civil. Participou da conferência da população Cairo+20 (Bucarest, 2013), o Debate sobre a Proteção da Família no Conselhor de Direitos Humanos (Genebra, 2014), a celebração do Dia Internacional da Familia (Nueva York, 2014 y 2015) e da Comissão de Desenvolvimento Social (Nova York, 2013, 2014 y 2015). Representa o IFFD na maior investigação já feita na Europa sobre família, Families and Societies.

MIRIÃ ALVES RAMOS DE ALCÂNTARAMIRÃ ALVES RAMOS DE ALCÂNTARA
Doutora (2007) e Mestre (2001) em Saúde Coletiva (UFBA); Psicóloga (1996) (UFBA). Atua como Docente do Doutorado e do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSal) (conceito CAPES 5). É Professora Adjunta dos cursos de graduação e especialização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Investiga mudanças na família a partir das ciências humanas e sociais, com foco nos princípios ordenadores, conflitos e ambivalências relativos aos dinamismos da conjugalidade, da parentalidade e das relações intergeracionais e seus reflexos para o significado do convívio familiar. Os resultados de suas pesquisas estão publicados em dezenas de artigos em periódicos científicos (Krinéin – Argentina; Boletín Del Instituto Interamericano Del Niño, Montevideo; Revista de Direito Sanitário – USP; Psicologia em Estudo – Maringá; Memorandum – UFMG; Jornal Brasileiro de Psiquiatria; Paideia – USPRP), nas coletâneas de sua autoria ‘Família, natureza e cultura: cenários de uma transição’ (EDUFBA) e ‘Família XXI: entre cristianismo e pós-modernidade’; nas coleções “Família e Interdisciplinaridade” (Juruá) e “Família contemporânea” (UFBa). Em capítulos dos livros: Cultural realities of being (Routledge); Living in Poverty: Developmental Poetics of Cultural Realities (IAP); Pesquisa-intervenção na Infância e Juventude (NAU); Ministério da Saúde; Dinâmica familiar do cuidado (UFBA); Infância Brasileira e Contextos de Desenvolvimento (Casa do Psicólogo); Familia, população, sexo e poder (Paulinas); Psicologia, família e direito (Juruá); O pai na sociedade contemporânea (EDUSC).

GILBERTO HADDAD JABUR
Professor Doutor em Direito pela PUCSP, advogado, professor concursado do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil Comparado na Pósgraduação da PUCSP (mestrado e doutorado); Presidente da Cátedra Direito de Família da PUCSP; Professor do Curso de Direto dos Contratos no IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais, em São Paulo. Professor no Instituto Internacional de Direito, presidido pela Professora Maria Helena Diniz/SP; Professor na Escola Superior de Advocacia da OABSP; Professor no curso de especialização em Direito Privado da Escola Paulista de Magistratura. Foi Professor no curso de especialização em Direito Contratual na PUCSP/COGEAE; Associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo do qual foi diretor cultural. Membro do Instituto de Direito Privado, com dezenas de publicações.

HUBERT JEAN-FRANÇOIS COMIER
Possui graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atua como Professor universitário desde 2000, ocupou o cargo de Professor Substituto da cadeira de Introdução à Filosofia na Universidade de Brasília de 2006 a 2008. É professor Adjunto da UNB desde 2010. Domina os temas filosóficos: Estética, Ética, Imaginário e Filosofia da Religião.

JOANA D ARC ALVES BARBOSA VAZ DE MELLO
JOANA DARCEspecialista em Direito Processual e Civil pela LFG e graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB e  pela LFG. Com diversas publicações científicas e palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais de interesse da advocacia pública federal. Advogada da União, Presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Triênio 2010/2013), reeleita para o Triênio (2013/2016), atualmente ocupa o cargo de Diretora do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, membro do Conselho de Administração do Asacred, membro do Conselho Fiscal do Unicred Centro-Oeste e membro do Conselho Fiscal do AsaClub. Foi assessora de Desembargador no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT. Chefe do Cartório Eleitoral TRE/DF, e conciliadora do, então, Juizado Informal de Pequenas Causas. Ocupou o cargo de Coordenadora de Serviços Públicos da Procuradoria Regional da União da 1º Região e foi membro da Comissão da Mulher Advogada da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (2009/2012). Agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – Grau de Alta Distinção em 20 de março de 2000, e condecorada com a Medalha Miranda Lima pela Seccional da OAB/DF e Medalha do Pacificador, pelo Exército Brasileiro, em 2012.

JOSÉ BONIFÁCIO BORGES DE ANDRADA
Nascido no Rio de Janeiro, casado e pai de seis filhos, bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ingressou no Ministério Público Federal em 1984 por concurso de provas e títulos, é Subprocurador-Geral da República, membro do Conselho Superior do Ministério Público Federal e Coordenador da 2a. Câmara de Coordenação e Revisão Criminal do MPF. Foi Advogado-Geral da União e Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais. Exerceu ainda os cargos de Consultor Jurídico do Ministério da Previdência Social (1995/ 2000), Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2000/2001), Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Ministro de Estado interino da Justiça (2001/2002) e Subsecretário-Geral da Secretaria-Geral da Presidência da República (2002). Foi, ainda, Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo (1983/1984) e advogado da empresa Mendes Jr. International Co. no Iraque (1981/1982) e foi eleito vereador à Câmara Municipal de Barbacena (1982).

PAULO TOMINAGA
IMG_0470Diretor de Relações Institucionais da CNEF (Confederação Nacional das Entidades de Família), Mestre em Ciência da Computação (UnB), Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Familiar (UEPG), Especialista em Ciência Política (ILB/Senado Federal), com graduação em Engenharia Elétrica (Unicamp) e Direito (UnB). Desenvolve atividades no Terceiro Setor há mais de 25 anos, sendo que nos últimos 15 anos tem concentrado sua atuação na área de Orientação Familiar, participando e promovendo cursos, palestras, seminários e congressos no Brasil. Tendo o tema família como foco, participou de eventos internacionais realizados nos Estados Unidos, Turquia e Espanha.

hand-308374_1280

Orientações para os participantes:

Abaixo você encontra opções de estacionamento para o dia do evento.

Sem título

Para quem vai almoçar na Câmara dos Deputados, há um restaurante self-service no térreo do Anexo III, uma lanchonete com pratos executivos e um restaurante no décimo andar do Anexo IV, e uma lanchonete no subsolo do Anexo I.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s